segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917

Na transição do feudalismo para o capitalismo a Rússia foi um dos países que reforçaram os laços de servidão, em vez de incorporar o trabalho livre e assalariado. A Rússia se manteve como um país agrário de base feudal até a metade do século XIX, quando começou a se industrializar. Politicamente o poder estava concentrado nas mãos do imperador (czar), sustentado pela aristocracia agrária.

A Rússia, nesse período, era o maior país da Europa, com cerca de 170 milhões de habitantes distribuídos por uma extensa área que abrangia desde a Europa oriental até o extremo leste da Ásia. Nesse vasto império conviviam inúmeras etnias, culturas e na­ções, a maioria delas de estrutura rural.

Com a rápida industrialização, as con­tradições de suas estruturas econômicas, políticas e sociais tornaram-se mais eviden­tes, obrigando, em 1861, à realização de al­gumas reformas, como a abolição da servidão e o início de uma reforma agrária. Entretanto, elas resolveram apenas os pro­blemas dos proprietários rurais (kulaks), dei­xando de lado os camponeses, o reduzido operariado, as diversas etnias, etc.

Essa reforma inicial foi efetivada pelo czar Alexandre II (1855-1881), assassinado em 1881. Sua morte levou ao poder Ale­xandre III, que realizou um governo duro e opressor. Sua polícia política (Okhrana) passou a controlar a vida do país, promo­vendo perseguições, banimentos, deporta­ções e mortes.

As forças políticas da Rússia, nesse mo­mento, começavam a se organizar em diver­sos movimentos como os eslavistas (identi­ficados com o czarismo, não aceitavam as ideias ocidentais), os ocidentalistas (apesar de politicamente conservadores, aceitavam as influências ocidentais), os populistas (tam­bém conhecidos como narodniques) e os mar­xistas (de diversas tendências).

O governo de Nicolau II (1894-1917) acelerou o processo de modernização da Rússia, baseado no capital estrangeiro; as indústrias e os centros urbanos cresceram e a rede ferroviária se estendeu pelo país. Nesse processo de modernização, a miséria dos camponeses e operários também proliferou pela Rússia. Apesar da industrialização, a burguesia russa ainda era muito fraca e por isso não conseguia se opor à aristocracia e ao autoritarismo do czarismo.

As insatisfações aumentavam e o gover­no respondia com mais repressão e perse­guição à oposição. Na verdade, as forças de oposição foram praticamente expulsas da Rússia.

Nesse período foi criado o Partido Social-Democrata Russo (1898), de orienta­ção marxista, que crescia com a adesão de intelectuais, operários e camponeses. A maioria de seus líderes estava no exílio e por isso o partido realizou uma convenção em 1903 na cidade de Londres com a pre­sença de Lênin, Plekanov e outros. Na con­venção surgiram algumas divergências que originaram duas tendências no partido: de um lado os defensores de um partido de militantes e centralizado, favorável à luta armada como forma de chegar ao poder na Rússia, conhecidos como bolcheviques (que significa "maioria"), liderados por Lênin; os mencheviques ("minoria"), lide­rados por Martov, queriam um partido aberto que assumiria o poder de forma pa­cífica e natural, através do convencimento e de eleições. As divergências entre essas duas correntes tornavam-se insustentáveis à medida que o processo político e social russo se agravava.

A situação política e econômica russa se agravou com a guerra contra o Japão (1904-1905). A derrota diante dos Japoneses evi­denciou as debilidades do czarismo e colaborou para unir operários, camponeses, burguesia, classe média e soldados na luta contra o autoritarismo e a crise.

A burguesia e a classe média se organi­zaram no Partido Constitucional Democrá­tico (ou Partido Kadete) e passaram a reivindicar reformas sociais, econômicas e, sobretudo, políticas.

O agravamento da crise fez explodir inúmeras revoltas populares por toda a Rússia, no final de 1905. Em grande parte elas foram organizadas por comitês formados por diversos segmentos da sociedade (soldados, camponeses e operários), deno­minados sovietes. Um dos fatos desse perío­do que se tornou famoso foi o levante dos marinheiros do Encouraçado Potemkin, que se apossaram do comando do navio no mar Negro.

Diante da pressão popular, o czar Nico­lau II foi obrigado a fazer algumas conces­sões, como a convocação de uma Assembleia Constituinte (conhecida como Duma) elei­ta pelo voto. Entretanto, ele tratou de neutralizá-la e continuou mantendo a re­pressão contra os movimentos populares até 1912.

A entrada da Rússia na guerra, em 1914, agra­vou o quadro político interno: milhões de soldados foram mobilizados e mortos, a in­dústria voltou-se para a produção bélica, a agricultura sofreu tremendamente. Como consequência, os alimentos e produtos industrializados subiram de preço, gerando inflação; o desemprego nas cidades crescia; o êxodo rural aumentava por causa da fome no campo.

As derrotas de 1915 enfraqueceram ain­da mais a Rússia. Em 1916 a situação do czar era insustentável e ele ficava cada vez mais isolado. Seu governo corrupto e opres­sor e as derrotas na guerra dificultavam qual­quer aliança política.

Os movimentos de oposição multiplica­vam-se pelo país. Na Duma, a burguesia e parte da aristocracia colocavam-se contra o czar; nas ruas o povo começava novamente a se manifestar. A Rússia estava a um passo de uma revolução que marcaria a história do mundo contemporâneo.

Em fevereiro de 1917 as greves e revol­tas multiplicaram-se, principalmente em Petrogrado. As revoltas deixaram de lado os aspectos reivindicatórios e passaram a exi­gir a derrubada do governo. No mês de março elas já tomavam conta das ruas de Petrogrado.

As tropas enviadas para reprimir as re­voltas se recusaram a atirar na multidão, ade­rindo às manifestações. Nesse processo, os partidos de esquerda que viviam na clandestinidade assumiram o comando de algu­mas manifestações. O soviete de Petrogrado é reorganizado e participam dele bolcheviques e mencheviques, entre várias correntes, ca­bendo a vice-presidência ao menchevique Kerenski.

Com as revoltas nas ruas e o exército amotinado, só restava ao czar Nicolau II renunciar, o que aconteceu em 27 de feve­reiro de 1917.

Com a renúncia do czar, a Duma ganhou uma representatividade maior e organizou o governo provisório, presidido pelo prín­cipe liberal Lvov. Kerenski foi convidado a participar do governo e logo se tornou o homem forte.

Os exilados, como Lênin e Trotski, re­tornaram à Rússia pregando o fortalecimen­to dos sovietes. Os bolcheviques, liderados por Lênin, queriam que os sovietes se tor­nassem o centro do poder político popular do país. Os mencheviques avaliavam que os movimentos populares não estavam prepa­rados para assumir o poder.

Assim, iniciou-se uma disputa pelo po­der entre a Duma (e seu governo provisó­rio) e os sovietes.

Em maio o príncipe Lvov cedeu às pres­sões e se demitiu; Kerenski assumiu a direção do governo provisório. As derrotas na guerra contra a Alemanha continuavam, di­ficultando ainda mais o quadro político interno.

Mencheviques, bolcheviques e o Parti­do Kadete percebiam a fraqueza do gover­no provisório e disputavam o poder. Bolcheviques (em julho) e kadetes (em se­tembro) tentaram chegar ao poder através de golpes, contidos pelo governo.

Gradativamente os bolcheviques ganhavam adesões entre soldados e camponeses, assumindo o comando de diversos sovietes, principalmente o de Petrogrado. Os bolcheviques organizavam-se para tomar o poder. Trotsky organizava a guarda vermelha e Lenin, de volta do segundo exílio defendia as Teses de Abril que proclamavam “Todo poder aos sovietes.”

Em 24 de outubro de 1917 os bolcheviques iniciaram a revolução em Petrogrado, tomando edifícios públicos e fábricas. O movimento se espalhou pelo país e o governo provisório foi deposto; Kerenski fugiu da Rússia em 25 de outubro.

Imediatamente foi convocado o II Congresso dos sovietes, com maioria bolchevique; Lênin assumiu a liderança do novo governo. Assim, a primeira revolução socialista da história era vitoriosa, mas começavam as dificuldades para impantá-la.

Ao tomar o poder, os bolcheviques iniciaram as reformas nas estruturas da Rússia. O novo governo, liderado por Lênin, nacionalizou os bancos e estradas de ferro, as fábricas passaram para o controle do governo e dos operários, as terras foram distribuídas aos camponeses. Trotski reorganizou o exército (Exército Vermelho) e a polícia po­lítica.

Uma grande questão era a continuação da Rússia na guerra. Lênin se opunha e Trotski era favorável. A paz de Brest-Litovsky, retirando a Rússia da guerra, foi assinada em março de 1918, mas os problemas ocasio­nados por ela permaneceram.

Em julho de 1918 foi aprovada a Cons­tituição que estabeleceu a forma do novo país: uma República Federativa Socialista. No entanto, ela não foi colocada em prática por causa das dificuldades internas. Somente em 1922, com uma nova Constituição, sur­giria a União das Repúblicas Socialistas So­viéticas (URSS).

A consolidação do novo regime não foi fácil. A oposição à revolução socialista se organizava para derrubar o governo socia­lista. Os contra-revolucionários, na maio­ria ex-czaristas, organizaram o Exército Branco, conseguindo ajuda externa, pois muitos países temiam o avanço do comu­nismo pelo resto do mundo.

Trotski fortaleceu o Exército Vermelho e combateu os contra-revolucionários, ge­rando uma autêntica guerra civil. Os con­frontos duraram até 1921, quando o Exército Vermelho chegou à vitória.

Durante a guerra civil Lênin foi obriga­do a realizar uma política radical (apropria­ção de bens e terras, regulamentação da produção, etc.), conhecida como comunis­mo de guerra, paralisando a economia do país para combater os contra-revolucionários.

Após a vitória de 1921 ele começou a pensar na planificação da economia do país, o que acabou redundando em uma Nova Política Econômica (NEP). Lênin ava­liava que para reerguer a economia era preciso permitir o ingresso de capital estrangeiro (mas com controle) e da ini­ciativa de pequenas e médias empresas privadas. A NEP deu resultados posi­tivos, fazendo crescer a indústria, a pro­dução agrícola e as atividades comerciais, mas acabou gerando algumas distor­ções, principalmente no campo.

A morte de Lênin, em 1924, desenca­deou na URSS uma forte disputa pelo po­der entre Stalin, secretário-geral do Partido Comunista, e Trotski, um dos líderes da Re­volução de Outubro e Comissário de Defe­sa da URSS.

A divergência entre os dois nasceu das propostas sobre o futuro da revolução. Trotski pregava a continuidade da revolu­ção socialista em outros países, pois do con­trário a URSS ficaria isolada e poderia ser combatida pelos países capitalistas; por isso ele defendia o caráter internacionalista da revolução ou a revolução permanente. Stalin, ao contrário, pretendia consolidar a revolu­ção socialista na URSS para depois estendê-la a outros países; era a política do socialismo em um só país.

Stalin saiu vitorioso na disputa e assu­miu o poder em 1928. Trotski foi persegui­do pelo novo governo e teve que se exilar no México, onde foi assassinado a mando de Stalin em 1940, por um agente conheci­do como Ramón Mercader.

Com Stalin no poder, a URSS desenvol­veu-se rapidamente e tornou-se uma potên­cia mundial, mas em contrapartida houve uma excessiva centralização do poder, o cul­to à personalidade e um governo autoritá­rio e sangrento.

Durante o governo de Stalin a econo­mia soviética desenvolveu-se bastante, principalmente em razão dos planos qüinqüenais. Em 1921 havia sido fundado o Gosplan, um órgão encarregado de elabo­rar planos econômicos de longa duração, em geral de cinco anos.

Entre a Primeira e a Segunda Guerra foram colocados em prática dois planos quinquenais.

Primeiro plano quinquenal (1928-1932). Pretendia aumentar a produção agrícola e industrial, principalmente da indústria de base, e acabar com a propriedade privada, por meio da coletivização. No campo sur­giram os sovcoses, fazendas estatais onde o camponês era assalariado, e os kolcoses, coo­perativas onde o camponês tinha um pe­queno pedaço de terra para produzir.

Segundo plano quinquenal (1933-1937). A partir do segundo plano a URSS já havia crescido muito, tornan­do-se uma das potências industriais do mundo. Novos investimentos, tecnolo­gia mais avançada e um planejamento mais homogêneo permitiram o cresci­mento da economia soviética, embora o padrão de vida do trabalhador soviético continuasse pior que os padrões do mun­do capitalista.

Quando o terceiro plano começava a vi­gorar, teve início a Segunda Guerra Mundial, e a URSS, que já era uma das maiores potên­cias políticas e econômicas do mundo, foi obrigada a voltar toda a sua economia para a produção bélica.

No campo político o stalinismo concen­trou todos os poderes no Partido Comunis­ta, comandado por Stalin. Ele criou um forte esquema de culto à sua personalidade, de técnicos e burocratas que viviam à custa do Estado, e passou a perseguir seus adversá­rios políticos. Em meados da década de 1930 os expurgos foram extremamente violentos, com a morte de milhares de seus oposito­res. Gradativamente, à medida que a eco­nomia crescia, uma pequena parcela da população concentrava riquezas e poder: a alta hierarquia do PCUS, os técnicos e a bu­rocracia estatal, que se tornaram uma elite no regime soviético.

Em síntese, Stalin acabou formando na URSS um governo elitizado com características totalitárias, que seriam desvenda­das somente na década de 1950. Esse processo acabou criando a primeira gran­de crise no marxismo ocidental. Boa par­te dos marxistas ficou espantada com o grande terror e opressão do stalinismo, incompatível, segundo eles, com os ideais socialistas.


Nenhum comentário: